SPRO Fiscal News Abril 2019

2 de abril de 2019

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

 

 

CPRB – Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta: exclusão do ICMS da Base de Cálculo

 

 

Já são conhecidas as constantes decisões do STJ – Supremo Tribunal de Justiça, sobre a exclusão do ICMS das bases de cálculos do PIS e da Cofins.

 

Agora chegou a vez da aplicação desse mesmo tipo de decisão, sobre a exclusão do ICMS da base de cálculo da CPRB.

 

Em julgamentos e decisões recentes o STJ vem entendendo que o ICMS não pode integrar a base de cálculo da CPRB por não ser considerado uma receita da pessoa jurídica e sim, uma parcela de valor agregado ao preço da mercadoria e posteriormente recolhido às diferentes Unidades Federativas.

 

O direito do recolhimento da CPRB, com a retirada do faturamento, não está restrito apenas aos tributos IPI e ICMS ST, mas também do ICMS da operação de circulação da mercadoria ou prestação de serviços de transportes, de comunicações e de energia elétrica.

 

As decisões do STJ ainda favorecem aos contribuintes solicitarem o ressarcimento dos valores recolhidos nos últimos cinco anos.

 

A pesar da edição, pela Receita Federal do Brasil, do PARECER NORMATIVO COSIT Nº 3 de 21/11/2012, com vistas a definir receita bruta para fins de cálculo da CPRB, o STJ com outro entendimento, não está validando o ato normativo questionando o conceito de receita, decidindo que o ICMS deve ser excluído da base de cálculo da CPRB seguindo o mesmo entendimento em relação às bases de cálculos do PIS e da Cofins.

 

A CPRB – Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta, instituída pela Medida Provisória nº 540 de 02/08/2011 e convertida na Lei 12.546 de 14/12/2011 criou, para algumas atividades econômicas, uma Contribuição sobre a Receita Bruta em substituição à Contribuição Previdenciária Patronal – CPP (arrecadação federal vinculada ao INSS) que recaía sobre a folha de salários.

 

 


 

 

 

Atualizações e Novidades recentes

 

 

EFD Contribuições – publicado no DOU de 15/03/2019 Instrução Normativa da RFB nº 1876 de 15/03/2019 alterando a Instrução Normativa RFB nº 1.252 de 01/03/2012:

 

              – oficializa a migração da CPRB – Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta,             

               da EFD CONTRIBUIÇÕES para a EFD-Reinf;

             – dá nova visão do PVA, que de programa validador passa a ser Programa Gerador de      

              Escrituração;

            – altera também o artigo 10º que trata das multas por falta de apresentação no prazo ou

             com apresentação com incorreções ou omissões.

 

Nota Técnica 2018/005:

 

             – divulgada a versão 1,20 da Nota Técnica 2018/0005 com inclusão para

               implementação futura para o grupo de campos de identificação do responsável       

               técnico e Geração do hasCSTR. Ajusta as regras de validação N12-81 e N12a-50 e

               também correção do exemplo de geração do hasCSRT. Implantação em Produção:

               07/05/2019.

 

EFD-Reinf: publicação do Ato Declaratório Executivo COFIC nº 10 de 07/03/2019:

 

              – aprova a versão 2.0 dos leiautes dos arquivos que compõem a Escrituração

               Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD-Reinf, com              

              exigências a partir da competência de janeiro de 2020.   

 

ECD – Escrituração Contábil Digital:

 

             – publicada a versão 6.0.3 do programa da ECD – Escrituração Contábil Digital

               com a correção do relatório de impressão do registro J100 e correção das regras

               de validação dos registros J100 e J150, para aceitar demonstrações contábeis

              com níveis superiores a 10.

 

ECF – Escrituração Contábil Fiscal:

 

             – publicada a versão 5.0.7 do programa da ECF com as seguintes alterações:

               a- correção do erro impressão dos dados da ECF;

               b – melhorias no desempenho da validação do programa;

               observação: a versão 5.0.6 do programa da ECF não poderá mais ser utilizada

               para transmissão.

 

 

 


 

 


Comentários sobre o Novo Regulamento do

Imposto de Renda: Decreto 9.580 de 22/11/2018

 

 

Com a edição do Decreto 9.580 de 22/11/2018, que regulamenta a tributação, a fiscalização, a arrecadação e a administração do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza, a Receita Federal do Brasil aprovou o Novo Regulamento do Imposto de Renda e revogou o Decreto 3.000 que estava em vigor desde 1.999.

 

O Novo Regulamento do IR está composto por quatro Livros e cada Livro dividido em Títulos abordando os temas dentro do contexto e os títulos separados em Capítulos que se dividem em seções e subseções que contem os artigos numa sequência lógica.

 

Livro I: Tributação da Pessoa Física;

Livro II: Tributação da Pessoa Jurídica;

Livro III: Tributação na Fonte e sobre Operações Financeiras;

Livro IV: Administração do Imposto sobre a Renda.

 

Observa-se que o Novo RIR na verdade apenas consolida as legislações anteriores e não traz consideráveis mudanças nas regras e nas tabelas. O mérito fica por conta de uma organização melhor dos textos e agrupamento de temas mais comuns.

 

Vale mencionar as novas definições de Receita Bruta e Receita Líquida, especialmente detalhando suas composições de valores e direcionando quanto à inclusão ou não dos tributos nas respectivas Receitas. Por essas definições, fica mais claro que os tributos repassados aos clientes e consumidores nos valores das mercadorias e serviços contidos na Nota Fiscal, não devem ser reconhecidos como Receita Bruta e sim deduzidos da mesma.

 

Para um tratamento tributário do Imposto de Renda e respeito às normativas abrangentes, cada contribuinte diante de sua realidade tributária, deve estudar com detalhe os artigos inerentes á sua atividade econômica e ao seu Regime de Tributação e Apuração.

 

 


 

 

 

Lucros e Dividendos Distribuídos aos Sócios:

declaração no e-Social ou na EFD-Reinf?

 

 

Atualmente os Lucros e Dividendos distribuídos aos sócios são declarados anualmente na DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte, mesmo sendo considerados Rendimentos Isentos e Não Tributados.

 

Com o advento do e-Social e da EFD-Reinf e a futura desativação da obrigação da DIRF, está surgindo dúvidas em relação em quais dos dois SPEDs essa informação deve está contida.

 

Como o e-Social: Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas contempla as informações inerentes ao trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência Social, entendemos que a condição de sócio de uma empresa não está aí contida.

 

Dentro do Evento S-1200 do e-Social – Remuneração de trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência Social,  está contemplada a obrigação pelo empregador, de informar rubricas de natureza remuneratória ou não, para todos os trabalhadores, estagiários e bolsistas, exceto àqueles vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social – RPPS que serão informados no Evento S-1202.

 

Dessa forma, não cabe ao e-Social informar os eventos ligados aos sócios da empresa.

 

Os Lucros e Dividendos distribuídos aos sócios que até o ano de 2.019 (ano base 2.018) foram informados na DIRF, futuramente deverão ser informados na EFD-Reinf – Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais, entendendo-se que seria no Evento R-2070, que trata das retenções na fonte: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Imposto de Renda (IR), PIS/PASEP e pagamentos diversos.

 

Considerando que o Evento R-2070, com a obrigatoriedade suspensa até o momento, está sendo estudado pela RFB e provavelmente será desmembrado devido à complexidade das informações e dos prazos de recolhimentos dos tributos, espera-se que um novo Evento (ou o próprio R-2070 modificado) da EFD-Reinf venha a conter estrutura para abrigar as informas dos Lucros e Dividendos dos sócios.

 

 


 

 

 

 

 


Últimas novidades

Grupo Bom Jesus inicia migração de SAP S/4HANA com SPRO IT Solutions 

Grupo Bom Jesus inicia migração de SAP S/4HANA com SPRO IT Solutions 

Projeto  faz parte da estratégia de modernização de uma das maiores empresas produtoras de commodities agrícolas de Mato Grosso. Consolidar uma gestão eficiente diante da complexidade operacional e especificidades de negócio são os principais motivadores que levam...

Coonagro investe em novo sistema de gestão para crescimento sustentável

Coonagro investe em novo sistema de gestão para crescimento sustentável

Implantação faz parte da modernização da Coonagro e consolida a SPRO como referência em soluções tecnológicas também para o setor de fertilizantes A Coonagro (Cooperativa Nacional Agroindustrial), empresa paranaense especializada em fertilizantes e insumos agrícolas,...

SPRO Fiscal News Março 2024

SPRO Fiscal News Março 2024

1 – Versão 4.0.1 do Programa da EFD ICMS/IPI: Publicado em 31/01/2024 no site do SPED, mais uma versão do Programa da EFD ICMS/IPI: versão 4.0.1 com alteração corretiva relacionada com o carregamento de tabelas e disposição de telas. 2 – Versão 10.0.3 do Programa da...

A agenda ESG no foco do futuro do agronegócio 

A agenda ESG no foco do futuro do agronegócio 

Práticas ESG no agro já são uma realidade e podem tornar mais eficientes as operações no setor.   O Brasil é um dos protagonistas do cenário global do agronegócio, atuando como um dos líderes na produção e exportação de diversas commodities agrícolas do mundo....

SPRO Fiscal News Fevereiro 2024

SPRO Fiscal News Fevereiro 2024

1 – Ato Declaratório Executivo Cofis nº 57 Através do Ato Declaratório Executivo Cofis nº 57 de 20/12/2023 (publicado em 22/12/2023) foi disponibilizado o Manual de Orientação do Leiaute 9 da Escrituração Contábil Digital (ECD). Conforme consta no artigo 1º do Ato...

SPRO recebe prêmio no Partner Kick-Off Meeting SAP Brasil 2024

SPRO recebe prêmio no Partner Kick-Off Meeting SAP Brasil 2024

Aconteceu ontem o Partner Kick-Off Meeting (PKOM) SAP Brasil 2024, um momento de importantes trocas de experiências e perspectivas para o ano para o ecossistema de parceiros da SAP no Brasil. Considerado o maior evento do gênero no país, o encontro reuniu os...

SPRO Fiscal News Janeiro 2024

SPRO Fiscal News Janeiro 2024

1 – Atualizações Diversas – Publicações de Dezembro de 2023 1.1 - Nota Técnica da NF-e nº 2019.001 Versão 1.54 – Criação e Atualização de Regras de Validação. Obrigatoriedade para Santa Catarina do preenchimento do Código de Benefício Fiscal e Valor Desonerado...

SPRO Fiscal News Dezembro 2023

SPRO Fiscal News Dezembro 2023

1 – Atualizações Diversas – Publicações de Novembro de 2023: 1.1 - Decreto 11.764 de 31/10/2023 - Alteração da TIPI: Através do Decreto 11.764 de 31/10/2023, a Receita Federal do Brasil alterou a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados – TIPI,...