Plataformas tecnológicas de gestão levam nova experiência e velocidade ao segmento logístico

Cases de implementação da plataforma tecnológica SAP S/4HANA no Porto de Itapoá e Multilog foram apresentados durante o SAP NOW 2019

 

Desde o início de 2019, duas importantes empresas do segmento logístico de Santa Catarina estão mostrando como novas plataformas tecnológicas de gestão estão revolucionando seus negócios em agilidade, experiência dos usuários e ganhos reais de produtividade. O Porto Itapoá foi o primeiro terminal logístico brasileiro a colocar em funcionamento o SAP S/4HANA, que tem garantido eficiência à movimentação de 2 milhões de contêineres ao ano. Já a Multilog, empresa referência em infraestrutura e serviços logísticos, visa dobrar sua receita em cinco anos com o novo sistema. Os cases, que foram implementados pela SPRO IT Solutions, foram apresentados durante o SAP Now, um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina, realizado nos dias 11 e 12 de setembro, em São Paulo.

 

“Já foi possível registrar ganhos reais de produtividade no faturamento em 44%, além de maior agilidade no fechamento contábil, que hoje é realizado em apenas dois dias. Ainda, realizamos o custeio de manutenção em tempo real, sem necessidade de espera do fechamento”, disse aos presentes o gerente de TI do Porto de Itapoá, Sandro Martins. Segundo ele, com a nova plataforma, hoje o fluxo de caixa e investimentos são realizados de forma online. Outros benefícios foram a redução do número de sistemas no porto e a integração com seu sistema especializado. “Em apenas 11 meses de implementação do projeto, conseguimos levar ao porto inteligência em nossos processos”, complementa.

 

Leonardo Moura, head de Tecnologia da Multilog, também ressaltou o tempo de implementação do SAP S/4HANA, de 7 meses. “A escolha assertiva da consultoria – alinhada ao nosso setor de atuação -, atrelada à opção pela estrutura em nuvem para o andamento do projeto, foram fatores essenciais para que os primeiros meses de operação ocorressem sem nenhum incidente”, disse.”Nos processos de back-office, não paramos de faturar em nenhum momento nesse processo de transição. Hoje já passamos da fase de adaptação e estamos colhendo os benefícios”, relatou. Com a nova plataforma, já nos primeiros dias foi possível a obtenção de informações analíticas em tempo real.

 

A apresentação foi conduzida pelo gerente de Relacionamento & Negócios da filial São Paulo do SPRO IT Solutions, Gustavo Colla. A empresa, especializada em estratégias de negócio e de tecnologia, foi a responsável pela implementação da ferramenta tanto no Porto de Itapoá como na Multilog. 

 

Sobre o SPRO Group

 

Criada em 2008 em Curitiba, a SPRO IT Solutions, empresa especializada em estratégias de negócio e de tecnologia, tem filiais em Joinville (SC) e São Paulo (SP). Possui em seu portfólio importantes cooperativas, como a C.Vale – Cooperativa Agroindustrial, Coopercitrus e Agrária, além de empresas de relevância do setor, a exemplo da BRF, Cofco Agri e Philip Morris. Em outros segmentos, a empresa realizou importantes projetos no Porto Itapoá (SC), Multilog (SC), Votorantim (PR), entre outras.

 

A SPRO IT Solutions faz parte do SPRO Group, que é composto também pelas seguintes empresas: E-Aware Technologies, para desenvolvimento de tecnologias de sensoriamento remoto em tempo real; SMA, com sistemas de gestão focados em produtores rurais; SB1, de soluções de gestão Business One (B1) para Pequenas e Médias Empresas (PMEs); b2k, que trabalha com estação metereológica, telemetria e agricultura de precisão; e a VexPro, que atua com desenvolvimento de apps, portais corporativos e soluções em nuvem

 
SPRO
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website