Alcast segue rumo à era digital e implementa SAP S/4HANA

22 de junho de 2021

A Alcast, uma das mais modernas e entre as três maiores indústrias de laminados de alumínio do Brasil – responsável e líder também pela produção das panelas Panelux – deu um passo significativo rumo à transformação digital implantando o SAP S/4HANA.

Sempre com os olhos voltados para a sustentabilidade e inovação, a empresa é reconhecida por seus clientes e parceiros como uma marca que alia competência técnica, qualidade e compromisso com resultados.

No mercado desde 1997, possui matriz em Francisco Beltrão e unidades em Palmas e Araucária – todas no estado do Paraná. Atualmente, o grupo possui mais de 300 itens em seu portfólio, tendo seus produtos comercializados no Brasil e em diversos países no continente americano.

A capacidade de produção fabril chega a 12 milhões de peças/ano, mais de 24 mil toneladas de alumínio/ano e emprega mais de 700 colaboradores. A empresa apresenta um crescimento na ordem de dois dígitos anualmente e busca novas aquisições e investimentos para os próximos anos.

A marca está sempre seguindo as tendências do mercado nacional e internacional. Buscando inovar a indústria como um todo, acompanha recorrentemente os lançamentos para o setor. A partir da implementação, o grupo vai suportar a operação em longo prazo e já prevendo o crescimento esperado.

Dentre os desafios que a companhia vinha enfrentando, estava a falta de informações precisas e em tempo real a fim de auxiliá-la nas tomadas de decisões. A implantação do SAP S/4HANA vai ao encontro do seu planejamento estratégico: trazer agilidade e inseri-la na era digital, bem como, sustentar sua evolução e posicionamento no mercado global.

“Nos posicionamos cada vez mais como um dos grandes players do mercado. Vimos a necessidade de adequar nossos processos aos padrões internacionais, que garantam aderência às normas de compliance, buscando sempre assegurar a confiabilidade de informações aos acionistas e investidores”, afirma Altacir Camara Costa, diretor administrativo corporativo da Alcast.

Altacir conta que optaram pelo ERP da SAP por incluir um rígido controle de processos e facilidade de integração, além de ser mais moderno e completo. Com o novo investimento, a empresa terá o monitoramento e a padronização das informações, permitindo um acesso ágil e dinâmico, de forma interativa e intuitiva para melhor tomada de decisões.

Focada em mudar seus processos, a empresa considerou as melhores práticas alinhadas ao SAP e seguindo um projeto de transformação digital para a indústria 4.0. “O SAP S/4HANA é um sistema consolidado, que embarca todas as soluções integradas; é amplamente difundido, reconhecido globalmente e em uso nas melhores companhias globais”, conta o diretor.

“Estamos reforçando a nossa governança corporativa, implementando uma gestão executiva e que auxilie no crescimento da organização de forma sustentável, portanto, o projeto Alcast SAP representa mais um importante marco nas ações de modernização da nossa companhia, diz o presidente da Alcast, Abelson Carles.

Com consultoria da SPRO IT Solutions, o pacote de implementação do programa será em nuvem e contará com uma ferramenta altamente avançada: o SAP MII (Manufacturing Integration and Intelligence), que elevará o patamar de automação industrial com controle integrado, aumentando a inteligência da área de produção e conectará equipamentos, pessoas e operações à cadeia de suprimentos estendida.

A solução atenderá o backoffice como contabilidade, financeiro, compras e vendas; controladoria, como gestão orçamentária, sistema de projetos e investimentos; Business Intelligence, no planejamento e relatórios analíticos, a área fiscal com automação de entrada e logística, no transporte e armazenagem.

Outras importantes áreas atendidas serão a de manufatura, como produção, automação industrial (MII), qualidade e manutenção, a de Recursos Humanos, na linha cadastral; tesouraria avançada, infraestrutura e gestão de riscos como Hedge cambial, financeiro e de estoque.

“Esperamos maior sinergia entre as áreas e setores, maior compliance, precisão e velocidade no fechamento dos números e dos resultados. Esperamos elevar a Alcast a um novo patamar dentro do conceito da indústria 4.0”, explica o presidente da Alcast.

Abelson conta que o SAP S/4HANA visa transmitir informações rápidas, precisas e qualitativas, necessárias para suprir as demandas de negócio e na tomada de decisão. “A qualidade que a solução entrega para garantir o cumprimento das normas de compliance é ponto imprescindível para nós.  Ao adotar o sistema de gestão da SAP, a Alcast demonstra sua grande capacidade de inovar e atender às demandas tecnológicas e de mercado”, completa o presidente.

“A escolha do SAP S/4HANA, para dar sustentação à jornada de transformação digital da Alcast, é um exemplo de como as empresas estão preparando suas operações para novos ciclos de crescimento e de inovação a fim de atuar em mercados cada vez mais competitivos, adicionando inteligência à operação”, ressalta Mário Tiellet, vice-presidente de General Business da SAP Brasil.

Últimas novidades

Grupo Bom Jesus inicia migração de SAP S/4HANA com SPRO IT Solutions 

Grupo Bom Jesus inicia migração de SAP S/4HANA com SPRO IT Solutions 

Projeto  faz parte da estratégia de modernização de uma das maiores empresas produtoras de commodities agrícolas de Mato Grosso. Consolidar uma gestão eficiente diante da complexidade operacional e especificidades de negócio são os principais motivadores que levam...

Coonagro investe em novo sistema de gestão para crescimento sustentável

Coonagro investe em novo sistema de gestão para crescimento sustentável

Implantação faz parte da modernização da Coonagro e consolida a SPRO como referência em soluções tecnológicas também para o setor de fertilizantes A Coonagro (Cooperativa Nacional Agroindustrial), empresa paranaense especializada em fertilizantes e insumos agrícolas,...

SPRO Fiscal News Março 2024

SPRO Fiscal News Março 2024

1 – Versão 4.0.1 do Programa da EFD ICMS/IPI: Publicado em 31/01/2024 no site do SPED, mais uma versão do Programa da EFD ICMS/IPI: versão 4.0.1 com alteração corretiva relacionada com o carregamento de tabelas e disposição de telas. 2 – Versão 10.0.3 do Programa da...

A agenda ESG no foco do futuro do agronegócio 

A agenda ESG no foco do futuro do agronegócio 

Práticas ESG no agro já são uma realidade e podem tornar mais eficientes as operações no setor.   O Brasil é um dos protagonistas do cenário global do agronegócio, atuando como um dos líderes na produção e exportação de diversas commodities agrícolas do mundo....

SPRO Fiscal News Fevereiro 2024

SPRO Fiscal News Fevereiro 2024

1 – Ato Declaratório Executivo Cofis nº 57 Através do Ato Declaratório Executivo Cofis nº 57 de 20/12/2023 (publicado em 22/12/2023) foi disponibilizado o Manual de Orientação do Leiaute 9 da Escrituração Contábil Digital (ECD). Conforme consta no artigo 1º do Ato...

SPRO recebe prêmio no Partner Kick-Off Meeting SAP Brasil 2024

SPRO recebe prêmio no Partner Kick-Off Meeting SAP Brasil 2024

Aconteceu ontem o Partner Kick-Off Meeting (PKOM) SAP Brasil 2024, um momento de importantes trocas de experiências e perspectivas para o ano para o ecossistema de parceiros da SAP no Brasil. Considerado o maior evento do gênero no país, o encontro reuniu os...

SPRO Fiscal News Janeiro 2024

SPRO Fiscal News Janeiro 2024

1 – Atualizações Diversas – Publicações de Dezembro de 2023 1.1 - Nota Técnica da NF-e nº 2019.001 Versão 1.54 – Criação e Atualização de Regras de Validação. Obrigatoriedade para Santa Catarina do preenchimento do Código de Benefício Fiscal e Valor Desonerado...

SPRO Fiscal News Dezembro 2023

SPRO Fiscal News Dezembro 2023

1 – Atualizações Diversas – Publicações de Novembro de 2023: 1.1 - Decreto 11.764 de 31/10/2023 - Alteração da TIPI: Através do Decreto 11.764 de 31/10/2023, a Receita Federal do Brasil alterou a Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados – TIPI,...