Empresas do agronegócio já têm utilizado tecnologias de sensoriamento remoto para monitorar sua produção em tempo real

9 aspectos que podem influenciar a produção no campo

No dia a dia, o produtor rural precisa tomar uma série de decisões que são essenciais para melhores resultados de produção na sua lavoura. Dessa forma, é importante saber quais variáveis podem influenciar na lavoura. Sendo assim, confira 9 aspectos que podem ser acompanhados de perto:

 

Temperatura 

Altas temperaturas ou muito baixas podem impactar negativamente a lavoura, caso não seja dada a atenção necessária. Essa variável influencia em todas as etapas da agricultura, mas, principalmente, na preparação do solo. Temperaturas muito altas, por exemplo, podem prejudicar o momento de fazer a pulverização. Além disso, as variações climáticas podem levar ao aparecimento de determinadas pragas. Por isso, qualquer informação antecipada sobre esse aspecto, pode ser essencial para a produção no campo.  

 

Pressão atmosférica 

Esse é um aspecto que também está relacionado com a temperatura. Afinal,  quanto maior a temperatura, maior a pressão atmosférica. As variações nesse quesito propiciam correntes de ar que podem carregar consigo certas pragas. Ações que possam auxiliar na prevenção no campo nesse sentido são valiosas. Assim sendo, é possível fazer a aplicação de defensivos agrícolas com sabedoria e conforme a necessidade do momento. 

 

Umidade relativa do ar

Quanto maior a umidade, maior a probabilidade de surgirem pragas. Isso ocorre porque elas são transportadas dentro das gotas de umidade. Ou seja, quanto mais alta a umidade relativa do ar, maiores as probabilidades de aparecerem algumas pragas.  

 

Quantidade de chuva 

É importante monitorar a quantidade de chuva, pois assim, é possível saber de forma antecipada o impacto na colheita. Além disto, cada tipo de cultura precisa de uma quantidade específica de chuva e água para atingir seu potencial máximo. Informações como essas podem ajudar na tomada de decisões e atuar como uma forma de prevenção no campo.

 

Direção do Vento 

A direção do vento possui uma influência mais direta sobre o período de crescimento da planta. Isso porque é nesse momento que costumam ser realizadas as pulverizações. Caso o procedimento seja feito, enquanto o vento estiver indo para uma direção contrária ou numa velocidade não adequada, os defensivos não serão direcionados para o local correto. Saber de informações como essas antecipadamente, podem, além de ajudar na prevenção no campo, evitar desperdícios, pois se o produto não for aplicado de maneira correta, será necessário fazer nova aplicação.  

 

Rajada de Vento

A rajada de vento é uma variável que possui maior interferência nas pulverizações com avião. É importante ter acesso a informações para entender qual a condição mais adequada do vento para levantar voos. 

 

Intensidade do vento

A intensidade do vento está relacionada também as pulverizações com avião. Porém, nesse caso, a intensidade pode influenciar no direcionamento do defensivo. A ideia é fazer com que o produto caia 90ºC naquele solo. Entretanto, as vezes, em função das condições do vento, ele acaba sendo direcionado para o outro lado. 

 

Intensidade Luminosa 

A intensidade luminosa está relacionada com o crescimento da planta. Informações precisas sobre o aspecto, podem influenciar no desenvolvimento da cultura. Ao ter acesso a cálculos específicos com informações sobre as condições de luminosidade, pode também ser um aspecto de prevenção no campo

 

Intensidade ultravioleta

Você sabia que a intensidade ultravioleta pode modificar a composição de defensivos em cima da planta? Isso acontece, porque dependendo da condição ultravioleta, alguns pesticidas não são recomendáveis. Porém, muitas pessoas não sabem dessa informação, e ao aplicar em condições inadequadas, os efeitos podem ser até anulados.

Produção no campo

Para os produtores e cooperativas que desejam acompanhar suas produções em tempo real, já é possível encontrar no mercado estações meteorológicas que auxiliam  na tomada de ações preventivas em vez de corretivas.

Quer saber mais? Acesse clicando aqui e saiba como acompanhar de perto sua produção no campo!

 

 

SPRO
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website